top of page

Avaliação negativa do mercado financeiro sobre Lula atinge 90%

Pesquisa Genial/Quaest revela descontentamento com governo Lula 3, com apenas 3% de aprovação entre agentes econômicos


A avaliação negativa do mercado financeiro sobre o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou em dezembro ao pico de 90%, segundo dados da pesquisa Genial/Quaest, publicados nesta quarta-feira (4). O patamar foi registrado pela primeira vez no primeiro inquérito da consultoria, realizado em março de 2023, ainda no início do governo Lula 3.


A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) mostra uma piora na avaliação do governo entre gestores, economistas, analistas e operadores de fundos de investimento. A reprovação do presidente subiu de 64% para 90% desde o levantamento anterior, feito em março. Voltou assim à marca do início do mandato, quando nove a cada dez profissionais de fundos de investimento também tinham uma avaliação negativa do governo.



De acordo com a pesquisa, apenas 3% dos agentes econômicos veem com bons olhos a gestão do petista. Outros 7% dão o veredito de que a atuação do mandatário é regular. Apesar disso, a avaliação do mercado sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em específico, é mais positiva do que negativa.


O melhor momento do governo na série Quaest/Genial foi em julho de 2023, época em que o novo arcabouço fiscal e a reforma tributária caminhavam para aprovação no Congresso. O projeto, cujo objetivo é simplificar a cara do sistema tributário do país, é visto como um potencial impulsionador da economia brasileira.


Porém, desde então, com a deterioração das contas públicas, a percepção foi piorando. No final de novembro, um aguardado conjunto de medidas de contenção de gastos foi anunciado pelo governo. A economia prevista pelo Executivo é de mais de R$ 70 bilhões entre 2025 e 2026.



O pacote fiscal, contudo, foi mal recebido pelo mercado. A avaliação é de que, além de serem insuficientes, o anúncio das medidas em paralelo à isenção do Imposto de Renda (IR) para contribuintes que ganhem até R$ 5 mil foi um erro por parte do governo.


A pesquisa, a segunda deste ano, foi realizada nos últimos cinco dias – entre 29 de novembro e 3 de dezembro -, capturando, portanto, a reação negativa do mercado financeiro ao pacote de ajuste fiscal anunciado na quarta-feira da semana passada. Foram feitas 105 entrevistas junto a fundos de investimento com sede em São Paulo e Rio de Janeiro.



A avaliação regular do governo Lula caiu, em relação à pesquisa de março, de 30% para 7%, ao passo que a aprovação cedeu de 6% para 3%. Quanto à confiança do mercado em figuras classificadas como lideranças políticas, Lula – junto com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira -, é quem tem o pior resultado: 97% não confiam ou confiam pouco no presidente.


Já Roberto Campos Neto é o mais bem avaliado: 70% confiam muito no atual presidente do Banco Central (BC), cujo mandato termina ao fim deste mês. Em relação ao diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, que assume o comando do BC em janeiro, pouco mais da metade (55%) disseram confiar pouco ou nada.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024 por Hedline-BR.

  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • Tópicos
  • X
bottom of page